Separação comprova que os casamentos, de geração em geração, vêm se dissolvendo com mais freqüência. Alem do mais, a consequência desta triste realidade, é que, os jovens, com excesso de liberdade dada pelos pais, e com intuito de se libertarem mais cedo da família e por motivos que lhe são convenientes, partem para um casamento precocemente, sem até mesmo conhecerem direito seus parceiros.
Caindo na Rotina
Contudo, quando na convivência do dia a dia, percebem que não é como imaginavam. Portanto, se iniciam, com frequência, as brigas do casal, muitas vezes até por motivos fúteis e partem para separação, como se fosse um simples rompimento de um namoro.
Quando essa separação já está decidida e já há filhos, muitos casais se prendem ao relacionamento por causa deles. Em primeiro lugar, devo dizer que, filhos não prendem casamento algum. No entanto, é necessário manter um casamento por esse motivo, se possível, até que o filho tenha uma idade para entender e quando ainda se consegue conviver em harmonia. Caso contrário, a separação é necessária.
Brigas
Além disso, quando inevitável, ou seja, a situação torna-se insuportável sem a mínima condição de harmonia, o que não deverá existir, é a briga com a presença dos filhos, principalmente com xingamentos, alteração de voz e acusações.
Nessa altura, não mais importa discutir quem errou, mas sim, pensar na cabeça da criança, principalmente se estiver em fase de desenvolvimento. Jamais devemos ser egoístas neste momento, e ter a clareza de entender com quem ele(filho) vai ficar mais à vontade. Afinal, para quem ama realmente, é bem melhor sofrer, a faze-lo sofrer.
Pensando assim, com certeza, estará usando de justiça e estará pensando na felicidade dele.
Certamente, quem já passou ou passa por esse tipo de situação, sabe o quanto é desgastante. Aliás, a separação deve ser para o bem de todos, de uma maneira pacífica, já que não se tem mais argumentos a discutir. No entanto, ao esgotarem todas as possibilidades, o casal deve de comum acordo, resolver tudo em questão. Os filhos, a casa, o carro, enfim, todos os bens conquistados a dois, e isso, também costuma ser muito desgastante até que se encontre a solução.
Infelizmente, a briga pelo guarda da criança, normalmente não passa de uma forma de um tentar agredir o outro, o que jamais deverá acontecer. Isso gera para a criança, além de um grande sofrimento, também uma dúvida e um certo medo com quem vai ficar. Deve-se se levar em consideração e permitir que a criança faça a sua própria escolha.
Filho como Arma
Sem dúvida, outra questão muito importante, é nunca tentar colocar o filho contra o outro. Afinal, “o feitiço pode virar contra o feiticeiro” e a criança pode sentir raiva. Pois para ela tanto o pai quanto a mãe, são seus heróis, e por essa razão, deve-se omitir os reais motivos da separação do casal, esclarecendo somente o necessário, fazendo com que os filhos, entendam que as pessoas se separam por não se gostarem mais. Contudo, necessitam saber que jamais serão abandonados, e que, simplesmente, vão morar em casas separadas.
Inquestionavelmente, para que não haja remorsos, é necessário se tomar decisões muito bem pensadas, sem precipitações para obter uma conclusão racional. Evite tomar atitudes precipitadas, pois a fase pós-separação não é nada fácil de suportar.
Antes de mais nada, reveja suas atitudes, faça uma inversão dos fatos, coloque-se no lugar do outro e tente ver o que você faria ou a forma que agiria no lugar, estando contrária à situação.
Frequentemente, na fase de solidão, quando normalmente passamos a morar sozinhos, é natural que surjam as lembranças de felicidade, de juras, dos lugares, das músicas, enfim, de todos os bons momentos, principalmente se um ainda gostar muito do outro.
Evite o Isolamento
Contudo, se a separação for consumada, não se isole do mundo. Dê outra chance para a sua felicidade. Saia, divirta-se, conheça outras pessoas, faça amizades. Afinal, a vida não termina com uma separação, ela deve continuar.
Com o tempo, verá que toda tormenta um dia passa. Em seguida, olhará para trás, e verá que tudo passou. Nunca acredite nessa história de “fundo do poço”, pois é pura mentira.
Sempre haverá um novo dia para recomeçar! E quando essa fase passar, compreenderá que tudo, por mais difícil que possa parecer, é extremamente suportável, e que faz parte das nossas vidas.
À princípio, quando casamos, acreditamos totalmente na frase "FELIZES PARA SEMPRE", não é mesmo? Tudo parece um sonho sem fim.
Separação? Nem pensamos nela. Afinal, quem quer conhece-la um dia? Por isso, sofremos muito quando a separação é iminente.
Sérgio Sobral
Aguarde lançamento do e-book com todas as dicas e conselhos sobre o assunto.
Acesse aqui e confira as novidades que a Dafiti tem pra você!
Presenteie a quem você ama, revenda ou afilie-se gratuitamente obtendo excelentes comissões.
Clique no banner e confira as novidades da Imagem e Folheados
Leia mais!
Confira os livros mais vendidos, clicando no banner do abaixo do Submarino