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Dicas de jogos
Dicas de jogos



Dardos

Jogos de dardos 

 

O jogo de dardos não é simplesmente acertar o alvo(mosca). Se você não conhece nada de dardos, leia esta página e desfrute de um dos jogos mais interessantes. Existe uma variedade de jogos com dardos.

 

Um dos tipos de jogos de dardos, está o 501. Trata-se de um jogo rápido, excelente para campeonatos. O Cricket, por exemplo, já  não é tão usado no nosso país como na Inglaterra, mas, é ótimo para se treinar pontaria. O killer é um jogo para se jogoar com vários jogadores. 

 

Regras Gerais

 

  • Mede-se a altura do alvo pela mosca (Bull´s Eye), sendo ela o centro do alvo. Deve-se medir l,73 m do chão da pista.
  • O jogador deve estar a uma distância de 2,37 m do alvo, devendo ser traçada uma linha no chão com esta distância, onde o pés do jogador, deve ficar atrás desta marca.
  • Cada jogador deverá ter nas mãos, 3 (tres) dardos para o arremesso.
  • O dardo deverá se manter no alvo até que o jogador vá busca-lo, do contrário, se ele cair antes disso, os pontos somente deste dardo, não serão validados.

 

Pontuação

 

  • Existem 20 (vinte) fatias que dividem o alvo. Os pontos de cada fatia, são relacionados aos numeros respectivos de acordo com a localização do acerto. Esses números, como mostra a figura, são de 1 a 20.
 

 

  • Acertando a mosca vale 50 pontos (círculo vermelho ou verde no centro do alvo). O anel vermelho ou verde em volta da Mosca vale a metade, 25 pontos
  • O primeiro anel de fora pra dentro do alvo, duplica os pontos, o segundo anel triplica os pontos. Isto é, se o dardo atinge a fatia indicada fora do anel na marca do 5, o jogador marca 5 pontos, 10 pontos se acertar dentro do primeiro anel e 15 pontos se acertar no segundo anel, e assim sucessivamente.
  • Dicas:  A mosca nem sempre vale mais pontos. Se um jogador conseguir acertar um triplo 20, irá conseguir 60 pontos, portanto somará mais que uma mosca que vale 50 pontos.

 

501 (aberto)

 

  • O 501 aberto é a versão mais jogada dos jogos x01
  • O iniciará com 501 pontos pra cada jogador.
  • A cada jogada (arremesso dos três dardos), são subtraídos os pontos.
  • O jogo termina quando um jogador consegue zerar os 501 pontos, sendo que o ultimo arremesso, só poderá zerar os pontos com um duplo, sendo que, a mosca também é considerada como um DUPLO ou um coringa. Exemplo: se faltam 24 pontos para o fechamento da partida, o jogador poderá acertar um duplo 12 ou a mosca.
  • Quando o jogador em seu arremesso ultrapassar seus últimos pontos, ou atingir exatamente os  últimos pontos sem ser no duplo, ou ainda, ficar sobrando um ponto, o que não existe duplo para isso, não serão considerados esses pontos, passando a vez para o adversário, mas continuando com os pontos anteriores, sendo considerado “estouro. 

 

x01 (aberto/fechado) 

 

  • O , 301,701, 901, 1001 e daí por diante, é na verdade uma das variantes dos jogos do  x01.501
  • Os dois primeiros, ou seja, 0 301 e o 501, são mais utilizados para os jogos mano à mano (individuais). Existindo mais jogadores, aconselha-se a utilizar os jogos seguintes.
  • A pontuação varia para cada jogo, mantendo-se a mesma regra.
  • Há variação de jogo em que este só terá inicio quando se acerta um duplo qualquer. Deste modo o adversário pode perder o jogo sem mesmo ter iniciado. Para este tipo de derrota, chamamos de BICICLETA”.
  •  Esta variação é chamada de fechado, podendo ser 301 ou qualquer outro jogo do X01. Exemplo: 301 fechado, 501 fechado, etc...

 

Cricket

 

  • 1.A idéia do jogo é abrir os números 20, 19, 18, 17, 16, 15 e mosca (bull), acertando três vezes em cada um. Estes números, incluindo a mosca, podem ser "abertos" em qualquer ordem. Um dardo num triplo ou num duplo valem, respectivamente, 3 e 2 vezes este número.
  • 2. Quando se acerta 3 vezes num número, este fica "aberto" e pontos adicionais só são marcados se o adversário ainda não tenha acertado 3 vezes nesse número.
  • 3. O seu adversário não pode receber pontos num número que você já "abriu", mas pode evitar que você faça pontos adicionais, acertando 3 vezes e, portanto, fechando o setor.
  • 4. Para vencer o jogo, todos os números de 20 a 15 e a mosca devem ser "abertos" antes que o oponente o faça. No entanto, se você tiver menos pontos que ele, deve, antes de fechar o jogo, fazer pontos nos números que ele ainda não tenha fechado.

 

  

 

Os dardos profissionais são confeccionados em módulos, podendo ser substituídos em qualquer momento o flap, a ponteira ou corpo.

 

Próximos jogos:

Killer, Suicide Cricket  e Mickey Mouse.

 


 

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